Você sabia que corantes e conservantes fazem mal a saúde?

Há controvérsias sobre o assunto.

Segundo a ‘Agência Nacional de Vigilância Sanitária’ (Anvisa), estudos toxicológicos mostram que corantes e conservantes não fazem mal à saúde se usados nos limites definidos pela legislação – a Anvisa está lançando um programa para monitorar de perto o uso dessas substâncias.

Porém uma corrente de especialistas, no Brasil e no exterior, acredita que os conservantes fazem mal à saúde, sim, independentemente da quantidade. “Os avanços da ciência têm, cada vez mais, revelado que nenhum conservante é seguro. A longo prazo, o consumo aumenta o risco de câncer e hiperatividade. Já os corantes são responsáveis por quadros alérgicos e contaminação por metais pesados”, diz o farmacêutico Maurício Pupo, da ‘Universidade Camilo Castelo Branco’, de São Paulo.

Segundo Pupo, o problema dessas substâncias é que não se pode prever seu efeito no organismo a longo prazo. “Há três anos, pesquisadores da ‘Universidade de Southampton’, na Inglaterra, descobriram que o benzoato, um conservante largamente usado em bolachas, sorvetes e salgadinhos, acentuava os sintomas de hiperatividade em crianças”, diz o especialista. E acrescenta: os parabenos, presentes na maioria dos cosméticos, estão associados ao aumento do câncer de mama, e o formol, também usado em cosméticos, lesiona e destrói o DNA das células.

Pelo sim ou pelo não, o melhor é evitar consumir alimentos à base de conservantes.
-----------------------------------------------------------------------
Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/blogs/100-respostas/vida-simples/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vício Tecnológico

OXI: O PERIGO QUE RONDA OS JOVENS

O QUE É A DISFUNÇÃO ERÉTIL?