CELULITES, ESTRIAS: PREVINA-SE DELAS

Pergunte a uma mulher o que mais a incomoda em seu corpo. Provavelmente ela irá falar de algumas gordurinhas a mais, da celulite ou das temidas estrias. Temidas por serem, entre estas indesejáveis companheiras, a mais difícil de se livrar. E por mais detestável que possa ser, ela existe em grande parte da população feminina, deixando-a insegura na hora de usar um decote ou ir à praia. Até as mais bem-resolvidas prefeririam que elas não estivessem ali.

As estrias são lesões decorrentes da ruptura das fibras de colágeno e elastina da pele. Após esse rompimento, elas cicatrizam e ficam com aquele aspecto liso e esbranquiçado. O sexo feminino tem maior predisposição a desenvolvê-las, principalmente nas áreas da coxa, nádegas, abdômen e seios. O principal fator para o surgimento das estrias é genético. Porém, há outras condições que favorecem o seu aparecimento, como a gravidez, alteração hormonal na adolescência, uso prolongado e em altas doses de corticosteróides, aumento de peso e crescimento acelerado na puberdade.

Não existe nenhum tratamento que elimine de vez essas listrinhas que aparecem no corpo. Uma vez alojadas, a única alternativa é amenizá-las. Alguns tratamentos, como peeling, subcisão, uso contínuo de alguns tipos de ácidos, estimulam a formação de tecido colágeno nas lesões e apenas melhoram seu aspecto. Por isso, a melhor forma de tratamento ainda é a prevenção.

Para evitar as estrias, é preciso alimentar-se bem, fazer exercícios e, principalmente, hidratar e nutrir a pele ao máximo. Isso irá garantir sua elasticidade e impedir a ruptura de suas camadas internas. Óleos  a base de amêndoas são os mais indicado para estes casos, por oferecerem maior elasticidade à pele.
----------------------------------------------------------------
(*) publicado no site da Yes em maio/2007, republicação com adaptações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vício Tecnológico

OXI: O PERIGO QUE RONDA OS JOVENS

O QUE É A DISFUNÇÃO ERÉTIL?